quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Homesick, saudades

Faz um tempinho que eu não escrevo aqui, mas gostaria de dividir com vocês uma das mais difíceis partes do intercâmbio.
A SAUDADE de casa.

A minha experiência aqui está sendo boa, porém é muito difícil as vezes ficar tão longe da família, dos amigos, da nossa cidade. Dá uma vontade de largar tudo aqui e pegar o primeiro avião e ir pra casa!!

Mas vou dar algumas dicas que têm me ajudado muito a me manter firme até o final.

Primeiro de tudo, quando se sentir mal não se isole no seu quarto, isso só vai piorar as coisas. Tente ficar junto da sua host family ou dos seus amigos nos EUA, se distraindo, mantendo a cabeça ocupada. Pegue um livro pra ler, veja um filme, vai estudar. Eu sei que parece fácil para quem não vivenciou isso ainda, mas se prepare pq é muito mais difícil do que parece ter que lidar com essa distância. Especialmente quando as coisas não estão indo bem na escola ou com a sua família daqui dos eua.

Outra dica é não ficar muito tempo no computador falando ou vendo o que os seus amigos no Brasil estão fazendo!! Se prepare porque durante os meses de dezembro e janeiro todos do Brasil estarão curtindo as suas férias de verão, enquanto nós estaremos congelando e indo pras aulas. Ficar olhando as fotos dos seus amigos se divertindo pela internet e imaginando como seria se você estivesse lá não vai ajudar nesses momentos. É claro que conversar com eles ajuda um pouco, mas não passe o tempo inteiro fazendo isso! Viva o presente, lembre-se de que vc terá a sua vida inteira para aproveitar o Brasil, enquanto que essa oportunidade é única e não deve ser desperdiçada. Aproveite cada momento aqui, saia com seus amigos americanos, converse com a sua host family, estude para a escola, aprenda ao máximo a cultura e a língua do país em que você está morando! Afinal, quando vc voltar essas vão ser as suas memórias, a sua experiência. Então viva ao máximo e tente superar as dificuldades da melhor maneira possível.

Conheço algumas pessoas que não aguentaram e voltaram mais cedo do intercâmbio, quem sou eu para julgar o que cada um faz, mas pense em voltar para casa como a sua última opção. Antes disso tente tirar proveito de cada segundo morando fora, pode ter certeza de que esse será um diferencial enorme na sua vida, não só profissionalmente, mas também na sua vida pessoal.

Boa sorte pra todos nós, e vamos em frente!!

beijos e Merry Christmas guys!

Nenhum comentário:

Postar um comentário