sábado, 5 de janeiro de 2013

Dicas para viajar barato, EUA. Nova York

Seguindo de Arkansas aproveitei para visitar Nova York! Eu tenho dois amigos que moram em New Jersey, então estou aproveitando para revê-los! Os conheci em um resort no Caribe e ficamos muito amigos.

Fui sozinha para Nova York, então não posso negar que estava bem nervosa, pois não sabia oq fazer quando eu chegasse na cidade. Mas foi tudo muito tranquilo. Chegando lá no aeroporto de Nova York ( ou o JFK ou o La Guardia) é bem fácil pegar um táxi ou uma van que leva vários turistas para o seu respectivo hotel.

Vou dar algumas dicas para quem está indo ou pensa em viajar sozinho para lá e não pretende gastar muito!

Antes de tudo, não cometa o mesmo erro que eu... Eu comprei passagem para o aeroporto de Nova York, enquanto deveria ter comprado para Newark na New Jersey, a distância é relativamente parecida e a passagem sai muito mais em conta!

Na hora de ir para o seu hotel prefira as vans, elas ficam perto do local de retirada de bagagem! É muito mais barata (em torno de U$15) , enquanto o táxi custaria aproxidamente U$60.

Isso sem contar nas famosas TIPS, as gorjetas. Lembre-se de dar gorjeta nos EUA faz parte da cultura e do bom senso. Aqui qualquer serviço se dá gorjeta. Os tips variam de 10 a 20% do valor da conta, mas fica a critério do cliente. A relação de tips aqui seria:

Restaurantes- 15 a 20%.
Motoristas de táxi- 15%
Carregadores de mala do hotel- 1 dólar por mala.
Para as camareiras normamente deixa-se 2 dólares em cima da cama todos os dias, ou você pode pagar antes de ir embora q quantidade de dias que vc ficou no hotel multiplicado por 2 ou 3.

Recomendo não comprar todos os pacotes prontos de tour pela cidade, nos ônibus! Vale muito a mais a pena, e sai muito mais barato, fazer os passeios por conta própria. Pegue o metrô e visite os pontos turísticos, saia a pé (sempre com um mapa na mão, claro!!). Isso vai fazer com que você economize bastante ao logo da sua temporada em Nova York. Esses passeios normalmente passam por locais que são de fácil acesso, como a Times Square por exemplo. Assim, vc só paga as suas entradas de museus e pontos turísticos e economiza muito no transporte!

Caso vc esteja indo sozinho e não queira gastar muito com hotel, recomendo que pense em ficar em um albergue (hostel)! Assim vc conhece outras pessoas na mesma situação que a sua e acaba formando um grupo para sair e explorar a cidade. Recomendo o Broadway hotel ( http://www.broadwayhotelnyc.com/ ). Esse albergue além de ser bem em conta fica bem perto do metrô, do Museu De História Natural (aquele dos dinossauros!), do Museu Guggenheim e de vários restaurantes legais. A parte ruim é que ele fica um pouco mais distante da Times Square (onde tem realmente tudo em Nova York!). Os hoteis mais perto da Times Square são bem mais caros, mas vale a pena ficar em um deles caso vc não queira depender do metrô para chegar lá! Se tiverem alguma dica boa de albergues ou hoteis deixem um comentário com as suas sugestões!!

Na volta do aeroporto planejem sair com antecedência do hotel(recomendo 4 horas), especialmente por causa do trânsito que é muito ruim em Nova York.

Se tiverem mais dicas, dúvidas, sugestões, comentários..podem escrever aqui! :)

Beijoos, e boa viagem